Uma polêmica percorre durante anos e anos no futebol nacional, gerando um questionamento se a Fifa reconhece ou não o Palmeiras como campeão do mundial de clubes, em relação ao título da Copa Rio de 1951. A discussão conta com torcedores do próprio clube e seus rivais, que pode ter reacendido com um evento realizado na sexta-feira (1).
O Palazzo Verde, local de entretenimento que conta com a temática do Palmeiras, presente em frente ao Allianz Parque, estádio do clube, realizou um evento no qual foi apresentada uma ata da Fifa, em tradução juramentada em português, do momento em que entidade teria reconhecido o time alviverde como campeão mundial, em junho de 2014.
Vale ressaltar que não há novidades sobre o assunto, levando em consideração termos práticos. Não houve nenhuma mudança, nenhum posicionamento da Fifa sobre a conquista do Palmeiras. Contudo, os torcedores decidiram apresentar uma tradução para português, contando com um profissional que possui conhecimento sobre o tema, com uma ata de reunião acontecida há quase dez anos.
Documento gera expectativa entre torcedores do Palmeiras
Assim, o documento original fica disponível de maneira online, para que os torcedores possam acompanhar a declaração. A apresentação leva em consideração a ata da 31ª reunião do Comitê Executivo da Fifa, que aconteceu no Grand Hyatt, em São Paulo, no dia 7 de junho de 2014, na época, quando a Copa do Mundo foi realizada no Brasil.
O documento é assinado por Jerôme Valcke, na época, secretário-geral da entidade máxima do futebol. Contudo, o profissional foi banido da modalidade até a temporada de 2025, levando em consideração diversas infrações. O tema ainda deve dividir opiniões nas redes sociais, exatamente entre as torcidas do futebol nacional.