Árbitro que “ama” Cristiano Ronaldo é escalado para decisão e gera polêmica

No futebol brasileiro é comum vermos situações em que clubes e/ou jogadores se queixam sobre a escalação de determinado árbitro devido a problemas anteriores entre as partes. Seja por desentendimento ou “perseguição”, ou pelo simples fato de não gostarem do estilo de apitar do árbitro. Mas num mundo que tem Cristiano Ronaldo, até isso é diferente. Com ele a reclamação é de que a arbitragem favoreceria o craque português. Entenda!

A escalação do árbitro espanhol Mateu Lahoz para o jogo decisivo do Campeonato Saudita entre o Al Nassr – de Cristiano Ronaldo – e o Al Ittihad, na quinta-feira (9), tem gerado polêmica na Arábia. Torcedores do Al Ittihad têm protestado nas redes sociais alegando que Mateu ‘ama’ Cristiano Ronaldo e que não fará uma arbitragem justa.

Como o polêmico ‘amor’ do árbitro por Cristiano Ronaldo repercute na Arábia Saudita

Os torcedores têm compartilhado algumas fotos de Mateu e Cristiano Ronaldo sorrindo ou até mesmo se abraçando. Um jornalista saudita chegou a sugerir certa desconfiança com a escalação do árbitro. “São amigos”, disse ele.

O jogo entre All Nassr e Al Ittihad é visto como uma decisão antecipada da liga, uma vez que o Al Nassr lidera a tabela com 46 pontos e o Al Ittihad aparece logo atrás, em segundo, com 44.

Histórico entre árbitro e o astro não é tão amigável assim

Em 2015, CR7 teria tocado uma região íntima do corpo para ofender o árbitro e dito a seguinte frase: “Mateu, você gosta, não é?”. Cristiano teria feito o gesto logo após ser punido com cartão amarelo pelo árbitro na derrota de 2 a 1 para o Barcelona, quando ainda defendia o Real Madrid.

Em 2016, Lahoz se desculpou com Cristiano Ronaldo por não ter marcado um pênalti sobre ele, também num clássico contra o Barcelona. “Você está com raiva, Cristiano?”, disse.

Quem é o árbitro Mateu Lahoz?

O árbitro de 45 anos atua no Campeonato Espanhol desde a temporada 2008/09, tendo apitado vários jogos do Real Madrid quando CR7 defendia o time. Ele foi criticado por Lionel Messi após o jogo de quartas de final entre Argentina e Holanda, na Copa do Mundo do Catar.

Mateu Lahoz apitou as Copas de 2018 e 2022, além de jogos de campeonatos como Eurocopa e Liga dos Campeões. O seu auge na Champions League foi a decisão da temporada 2020/21, com a final entre Manchester City e Chelsea.

Este será o seu terceiro jogo na Liga Saudita; ele apitou um em 2018/19 e outro em 2019/20, mostrando um total de oito cartões amarelos e três vermelhos.