A Fifa abriu nesta sexta-feira (24) um processo contra a CBF e a AFA pela confusão antes do clássico entre Brasil e Argentina na última terça-feira (21). Uma briga nas arquibancadas fez o jogo atrasar cerca de 30 minutos.
A entidade máxima do futebol mundial acusa o Brasil de violar regras de seguranças e ordem das partidas, enquanto a Argentina deverá responder por comportamento impróprio de seus torcedores e atraso do início do duelo.
Fifa abre processo contra CBF e AFA
O problema presenciado no Maracanã ocorreu no setor misto do estádio. Torcedores do Brasil emitiram vaias durante o hino nacional argentino, o que irritou os hermanos.
Com isso, iniciou-se uma confusão nas arquibancadas, que se intensificou com a chegada das forças de segurança. Os jogadores da Argentina chegaram a ficar próximos do local para acalmar os ânimos.
A seleção argentina voltou para os vestiários e retornou apenas 30 minutos depois, quando a situação já estava controlada. Com a bola rolando, os argentinos venceram o Brasil por um a zero, decretando a primeira derrota da seleção em casa na histórias das Eliminatórias Sul-Americanas.
Diante desse cenário, a Fifa pode punir as duas seleções com multas e jogos internacionais com os portões fechados. Essas são as punições mais comuns para esses episódios de violência, mas a entidade máxima do futebol ainda vai analisar as imagens e julgar o caso.
A Argentina lidera as Eliminatórias com 15 pontos, enquanto o Brasil caiu para a 6ª colocação com sete.