A Polícia Militar (PM) deteve ontem 72 torcedores nas proximidades do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante o clássico entre Flamengo e Fluminense pelo Campeonato Carioca, informou o site da Rádio Itatiaia. O jogo, que terminou com a vitória do Flamengo por 2 a 0, foi palco de confrontos entre grupos de torcidas organizadas.
O Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) da PM havia detido 36 pessoas envolvidas numa briga na Praça Vanhargem, próxima ao estádio. Entre os indivíduos detidos estavam, segundo informações, integrantes de torcidas organizadas banidos dos estádios por ordem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Em uma outra operação, policiais do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (BEPE) abordaram um grupo de torcedores detendo-os por estarem portando pedras, supostamente, para serem atiradas em torcedores de equipes rivais.
Ainda no entorno do Maracanã, a PM deteve dois homens suspeitos de praticar cambismo. Ao serem apreendidos, foram encontrados com os indivíduos bastões, artefatos explosivos, pedras, cartões de sócio dos clubes, 20 ingressos para a partida deste domingo, um celular e R$ 46 em dinheiro. Todos os 72 detidos durante as ações foram conduzidos ao Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos do Estádio do Maracanã.
Mais de 900 PMs no esquema de segurança do clássico
Paralelamente à atuação da PM, agentes do 6° Batalhão de Polícia Militar (Tijuca) apreenderam 26 indivíduos nas redondezas do estádio que exerciam ilegalmente a função de “flanelinhas”, guardadores de carro autônomos. Eles foram encaminhados para delegacias da região da Grande Tijuca.
Para a segurança durante o clássico, foram mobilizados mais de 900 policiais militares. As ações fazem parte de um esforço da segurança pública para controlar a violência no futebol e garantir uma experiência segura e agradável para os torcedores que vão aos estádios apoiar suas equipes.