De maneira surpreendente, a Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, decidiu acionar Vinicius Jr como o novo Embaixador da Boa Vontade. O jogador de apenas 23 anos contou com o certificado em mãos nesta sexta-feira (2), no centro de treinamento do Real Madrid. O atleta tem sido destaque dentro e fora dos gramados.
“Receber esse convite para ser embaixador da Unesco aos 23 anos é mais do que uma honra, é uma vitória e um dever que carregarei para a vida. Claro que quero ser lembrado como um grande jogador, mas também como um cidadão que se esforçou para fazer algo diferente”, iniciou Vinicius Júnior. O atleta tem feito um trabalho importante através de seu Instituto.
“Eu luto pela educação desde os 19 anos e até esse ano apenas com os meus recursos, e meu Instituto cresce mês a mês no Brasil. Com a potência que é a Unesco, vamos impactar o mundo”, disse Vini Jr. O reconhecimento é extremamente importante ao futebol brasileiro, atraindo olhares sobre as questões que vão além dos gramados. Por isso, o atacante surge como um grande exemplo.
Vinicius Jr garante o Prêmio Sócrates em premiação da Bola de Ouro
Na última premiação da Bola de Ouro, Vini Jr foi o vencedor do Prêmio Sócrates. Contando com o Instituto, ele ajuda crianças e adolescentes de bairros desfavorecidos, com o objetivo de incentivar a presença na escola. Além disso, o atleta tem sido vítima de episódios de racismo na Espanha, já como uma grande imagem da luta contra o racismo.
Audrey Azoulay, diretora-geral da entidade, comentou sobre a escolha: “Vinícius Junior não é apenas um jogador de futebol excepcional, ele tem também se engajado desde muito cedo em promover a igualdade de oportunidades por meio da educação no Brasil. Ele é um modelo para toda uma geração, e a Unesco se sente honrada de tê-lo hoje como um de seus embaixadores da Boa Vontade”.