O primeiro “Clássico” do ano entre o FC Barcelona e o Real Madrid tem um prêmio em jogo: o primeiro título da temporada e um lugar na final da Supercopa da Espanha. O confronto entre as equipes, que são consideradas ‘eternas’ rivais no futebol espanhol, acontecerá hoje no Estádio Municipal de Butarque, em Leganés.
O Real Madrid é o adversário que o FC Barcelona mais enfrentou. Composto por doze Clássicos – quatorze se incluirmos os que jogaram contra o Tacón – o time azulgrana fez história. Venceu o Real Madrid sete vezes na Liga (Primeira Iberdrola e F Liga), duas vezes na Supercopa (2022 e 2023), uma vez na Copa da Rainha (2022) e duas vezes na Champions (nos quartos de final da temporada 2021/22).
Além disso, o FC Barcelona venceu por mais de três gols de vantagem em sete destes dez clássicos. Em sete oportunidades, também conseguiu manter a sua rede inviolada, seja com Sandra Paños ou Cata Coll no gol.
Na Supercopa, o equilíbrio é a norma
Embora o FC Barcelona possa reivindicar vitórias ressonantes em muitos dos seus confrontos com o Real Madrid, os embates na Supercopa têm sido muito mais equilibrados. Ambos foram disputados em 19 de janeiro, em 2022 e 2023, e marcados pela emoção até o final.
No de 2022, o FC Barcelona ganhou por uma diferença mínima com um gol de Alexia Putellas nos acréscimos. Já no de 2023, a partida foi decidida na prorrogação, depois que o Barça conseguiu manter um empate de 1-1 com dez jogadoras – após a expulsão de Paredes – por quase toda a segunda metade. Mariona, de pênalti, e Salma evitaram os pênaltis, e esta vitória marcou um ponto de inflexão na equipe dirigida por Jonatan Giráldez.
Recuperações importantes e a realização do treinamento final
A grande novidade para o jogo é o retorno de Cata Coll e Marta Torrejón à lista de convocados, ambas com alta médica após se recuperarem de um entorse no tornozelo. No entanto, Alexia Putellas, Jana Fernández, Fridolina Rolfö e Mapi León continuam no departamento médico.
As jogadoras do FC Barcelona também participaram de 5 sessões de treinamento para preparar a partida e o último treino foi realizado ontem depois de uma longa noite na cerimônia de premiação ‘The Best’, em que Aitana, Walsh e Bronze ganharam prêmios e Giráldez e Coll foram finalistas em suas respectivas categorias. A única partida que o FC Barcelona disputou em Butarque até hoje foi a final da Copa da Rainha de 2021, contra o Levante.
Em meio à pandemia, com o banco de reservas situado entre os espectadores, o público sentado com dois assentos de distância uns dos outros por precaução e o uso obrigatório de máscara, a nNeste contexto, as jogadoras do FC Barcelona foram vitoriosas ao superar as adversárias por 4-2 (com dois gols de Alexia e gols de Patri Guijarro e Marta Torrejón), conquistando assim o terceiro título do ano e completando um triplete para a história.