No cenário do futebol brasileiro, é comum testemunhar jogadores brilharem, mas sofrerem ao atravessar as fronteiras do continente sul-americano em direção ao desafiador palco europeu. Gustavo Scarpa emerge como o exemplo mais recente dessa realidade, revelando como o sucesso alcançado com o Palmeiras não se traduziu integralmente em sua passagem pelo futebol europeu, mais precisamente no Nottingham Forest, resultando em seu retorno ao Brasil para o Atlético Mineiro.
Gustavo Scarpa, contudo, não está sozinho nessa experiência. Diversos talentos do futebol brasileiro enfrentaram desafios ao tentar repetir o sucesso em clubes europeus. O meio-campista Paulo Henrique Ganso, atualmente no Fluminense, teve passagens pelo Sevilla, na Espanha, e pelo Amiens, na França, sem conseguir consolidar seu brilho original.
O volante Lucas Silva, hoje no Cruzeiro, também experimentou altos e baixos após defender o Real Madrid, na Espanha, e o Olympique de Marselha, na França. O atacante Gabriel Barbosa, atualmente no Flamengo, teve passagens pela Inter de Milão, na Itália, e pelo Benfica, em Portugal, sem conseguir se firmar totalmente.
Na lateral direita, Fagner, atualmente no Corinthians, passou pelo PSV, na Holanda, e pelo Wolfsburg, na Alemanha, antes de retornar ao futebol brasileiro. Já o lateral-esquerdo Guilherme Arana, atualmente no Atlético-MG, teve sua tentativa na Espanha com o Sevilla.
O atacante Pedro, atualmente no Flamengo, teve uma passagem pela Fiorentina, na Itália, enquanto Dudu, atacante do Palmeiras, defendeu o Dínamo de Kiev, na Ucrânia. Keirrison, por sua vez, encerrou sua carreira, mas não antes de passagens pelo Barcelona, na Espanha, Benfica, em Portugal, e Fiorentina, na Itália.