Em livro que conta a história do técnico espanhol Pep Guardiola, chamado “God Save Pep”, conta o momento em que o profissional chega a ameaçar pedir demissão do Manchester City, após uma derrota que ficou marcada negativamente. A história vem sendo escrita por Martí Perarnau, jornalista catalão responsável por mais dois livros sobre a trajetória do treinador.
Por incrível que pareça, a partida responsável pelo momento negativo não está clara na mente dos torcedores. O clube sofreu importantes derrotas na Liga dos Campeões, enfrentando Tottenham em 2019 e o Real Madrid em 2022, além de ter realizado importantes confrontos contra Liverpool, Manchester United e Tottenham na Premier League. Contudo, o livro surpreende.
De acordo com o autor, a derrota mais marcante para o treinador foi nas quartas de final para o Lyon em 2020. Em uma edição de ‘ Pep’s City: The Making of a Superteam’, de Pol Ballus e Lu Martin, as informações da insatisfação sobre o resultado são reveladas. Assim, como garante o livro, a responsabilidade pesou para Guardiola, considerando a derrota no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Guardiola fica chocado com resultado
Com detalhes no livro, o confronto do dia 15 de agosto de 2020, doeu “mais do que o Mónaco em 2017, mais do que o Liverpool em 2018, mais do que o Tottenham em 2019”. Mesmo gerando curiosidade entre os torcedores espalhados pelo Brasil, a biografia do profissional ainda não foi lançada de forma oficial no Brasil.
Como informou um funcionário do time, “Foi um daqueles momentos decisivos. Pep se culpou e acho que ele poderia ter se oferecido para renunciar se [o presidente] Khaldoon não tivesse intervindo. Ele desceu para a o vestiário imediatamente após o jogo… e disse três coisas: “Foi uma noite difícil, mas vamos voltar disso. Este não é o nosso ano, mas a nossa hora chegará, desde que não deixemos bater nós de lado. Neste momento, precisamos acreditar em nós mesmos mais do que nunca.’ Pep ficou chocado”, revelou.