A atual edição do Campeonato Brasileiro conta com oito SAFs: América, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá e Vasco da Gama, no entanto, os resultados se dividem entre sucesso e prejuízos. Na próxima quarta-feira (6), acontecerá a última rodada do torneio, e até o momento, dos quatro times que formam a zona de rebaixamento, quatro contam com o modelo de investimento.
O América-MG foi o primeiro time rebaixado e caiu com cinco rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, mesmo atuando em casa, o Coelho foi goleado por 3 a 0 para o Coritiba, pela 33ª rodada. O time de Belo Horizonte é o lanterna, ocupando a 20ª posição da Série A, atualmente com 24 pontos. O 19º colocado é justamente o Coxa, com 30 pontos.
As duas equipes, assim como o Goiás, já estão confirmados para disputarem a Série B em 2024. Vale ressaltar que o Esmeraldino, 18º colocado com 35 pontos, caminha para a transformação em Sociedade Anônima do Futebol. No mês passado, os sócios do Goiás aprovaram o novo estatuto, que facilitará o caminho para que o clube conte com a SAF.
Bahia aguarda última rodada para definir futuro
A última vaga ainda está indefinida, no entanto, até o momento, a 17ª posição é ocupada pelo Bahia. O clube ocupa a primeira vaga no Z-4, acumulando 41 pontos. Ainda assim, é possível sonhar com a virada de chave, já que o Vasco da Gama possui 42 pontos, e o Santos 43. A vida do Tricolor não será fácil, já que enfrentará o Atlético-MG na quarta-feira (6).
Por outro lado, Atlético-MG e Botafogo estão na parte de cima da tabela. O clube carioca perdeu uma importante oportunidade de conquistar o título, já que assumiu a liderança na terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Agora, ocupa a quinta posição, com 64 pontos. O Galo, no entanto, é o segundo colocado, acumulando 66 pontos.