O Brusque conseguiu o retorno a Série B do Brasileirão após um rebaixamento na temporada passada. O clube catarinense tem como patrocinador master as Lojas Havan, do empresário Luciano Hang, que tem R$ 25,5 bilhões de patrimônio.
O bilionário é o principal investidor da equipe e também um torcedor do time quadricolor. É partir dele que a equipe viabiliza o seu futebol e, nos últimos anos, teve um crescimento a nível estadual e nacional.
Fundado em 1987, o Brusque até teve uma ascensão logo de cara e conquistou o Campeonato Catarinense em 1992, apenas cinco anos após nascer. Na sequência, viveu um ostracismo oscilando em divisões inferiores estaduais.
Em 2015, retornou a elite estadual e a partir daí começou a sua volta ao cenário nacional. Três anos depois, venceu novamente a Copa Santa Catarina. Em 2019, foi campeão da Série D e garantiu o acesso à Série C do ano seguinte. Na sequência obteve mais uma promoção, desta vez à Série B, em 2021.
No primeiro ano na segunda divisão nacional conseguiu a manutenção, ficando em 13º lugar, com 48 pontos, cinco mais que o Remo, primeiro rebaixado.
Em 2022, no entanto, acabou errando muito durante o planejamento e a temporada. Com isso, terminou na 18ª colocação, sendo rebaixado a Série C.
Na atual temporada, ficou em quarto lugar na primeira fase do torneio, com 31 pontos. No quadrangular da segunda fase, conquistou 13 pontos, ficando em primeiro lugar, garantindo o acesso e a vaga na final.
Na grande decisão, após um empate por 0 a 0 com o Amazonas, fora de casa, na ida, o Brusque perdeu por 2 a 1 no Augusto Bauer e ficou com o vice-campeonato.
Por fim, a edição de 2024 da Série B do Brasileirão será a quarta que o Brusque vai disputar em sua história.