Depois de nomes como Xavi e Iniesta, esse será o novo líder da Seleção da Espanha

A seleção espanhola de futebol tem em Pedri Gonzalez uma figura chave. Seguindo uma recuperação cuidadosa, o jogador é monitorado de perto pelo diretor esportivo Albert Luque e pelo técnico, Luis de la Fuente, sendo a prioridade dessa equipe técnica que Pedri seja o grande líder da Espanha na Eurocopa, que acontecerá de 14 de junho a 14 de julho na Alemanha.

“Ele é um jogador único”, afirmou De la Fuente em uma recente conferência de imprensa sobre Pedri. Desde o início de sua fase de recuperação, em Barcelona, o jogador tem sido observado de perto por seus colegas e treinadores, que nutrem grandes expectativas para quando ele voltar ás metas do campo.

Por que Pedri é tão importante para a Espanha?

De la Fuente conhece bem o potencial de Pedri e sabe do seu diferencial. Ele deu ao jovem de 17 anos sua chance na seleção sub-21 da Espanha, o levou aos Jogos Olímpicos de Tóquio, e está sendo cauteloso para que esteja em sua forma máxima para a próxima Eurocopa.

Em campo, Pedri tem o dom de marcar o ritmo do jogo com sua habilidade, fora dele, é conhecido como uma das “boas pessoas” com as quais De la Fuente insiste em contar em sua equipe. Ele cria um bom ambiente de grupo e é muito querido, gosta de brincar com seus colegas de equipe e até então com Luis Enrique, o treinador anterior.

Como vai ser o retorno de Pedri ao campo?

De la Fuente tem marcada uma data muito especial em seu calendário. Em março de 2024, a Espanha disputará um amistoso contra o Brasil no Santiago Bernabéu, como parte de uma campanha contra o racismo. É nessas partidas que ele quer ver Pedri em campo, um pouco antes de anunciar a lista final para a Eurocopa.

Pedri se destacou desde que assumiu a liderança da Eurocopa 2021. Foi o melhor jogador da seleção espanhola, escolhido pela UEFA como o melhor jovem do torneio e o único jogador nacional que fez parte da equipe ideal, selecionado por especialistas.

Pedri e a Eurocopa de 2024

Com um Rodri indiscutível como pivô, Pedri é o parceiro ideal para a elaboração. A presença de Pedri oferece mais alternativas ao habitual 4-3-3 da Espanha. No ataque, o capitão Morata tem um lugar garantido, assim como Dani Olmo. Asensio é outro jogador em quem o treinador confia e que voltará quando sua lesão estiver superada.

A Eurocopa 2024 deve ser o desfecho de uma temporada que não começou bem para Pedri devido a uma lesão muscular, mas parece estar melhorando. Xavi, treinador do Barcelona, previu que “veremos outro Barcelona com Pedri”. Essa deverá ser a situação quando estiver 100% recuperado, a seleção espanhola se beneficiará de ter um jogador desta era.

Luis de la Fuente sonha com o título europeu depois de conquistar a Liga das Nações da UEFA em Roterdã e espera que Pedri possa erguer o que seria o sexto título da seleção espanhola e a quarta Eurocopa. Um feito que está na mente de todos.