O clássico Fla-Flu do último sábado (11) ficou marcado por cânticos homofóbicos por parte da torcida do Flamengo contra os torcedores Tricolores. O time Rubro-Negro pode perder pontos no Brasileirão pelo episódio?
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a torcida do Fla canta “Que palhaçada, esse pó de arroz. Tricolor viado, passa maquiagem e dá o c* depois” em direção aos integrantes do Flu.
Em casos cometidos por pessoas veiculadas ao clube, o STJD pode pedir a perda da pontos da equipe, mas quando se trata dos torcedores, a situação é um pouco diferente. O artigo 243 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que: “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.
Já a pena para este caso é de “§ 2º A pena de multa prevista neste artigo poderá ser aplicada à entidade de prática desportiva cuja torcida praticar os atos discriminatórios nele tipificados, e os torcedores identificados ficarão proibidos de ingressar na respectiva praça esportiva pelo prazo mínimo de setecentos e vinte dias. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009)“.
O Corinthians foi um dos casos. O Timão acabou perdendo um mando de campo em decorrência de cantos homofóbicos no clássico contra o São Paulo.
O duelo do último sábado terminou empatado por 1 a 1. Arrascaeta marcou para o Rubro-Negro, enquanto Yony González balançou as redes para o Tricolor.
Com o resultado, o Flamengo permanece em sexto lugar, com 57 pontos, enquanto o Fluminense é o oitavo, com 47 unidades.