O Barcelona se posiciona como o segundo time de futebol mais seguido no Instagram, segundo um estudo realizado pela empresa OLBG. O estudo, que avalia os 50 clubes esportivos mais valiosos do mundo, destaca ainda as receitas geradas por esses clubes nas redes sociais Instagram e Tik Tok.
A pesquisa também analisa outras variáveis, como o valor da marca de cada equipe, o valor total dos clubes e as receitas geradas com a venda de camisas dos clubes. No topo da lista está o Real Madrid, com 145 milhões de seguidores no Instagram, gerando mais de um milhão de euros em receitas anualmente para o clube branco. Segundo o estudo, o Real Madrid fatura 1.355.928 euros com a rede social.
Quais são os times mais seguidos no Instagram?
Em segundo lugar no ranking, está o Barcelona, sendo o único clube do mundo a ultrapassar a marca de um milhão de seguidores nesta rede social. Segundo dados da pesquisa, 122 milhões de usuários acompanham as atualidades do clube azulgrana através do Instagram. Isso rende ao clube aproximadamente 1.139.164 euros em receitas.
O terceiro lugar é preenchido pelo Paris Saint Germain. O clube francês conta com 66.490 seguidores, cerca de 56.000 a menos que o Barcelona, rendendo ao time francês 617.547 euros. O Manchester United da Premier League ocupa a quarta posição, tendo 62.700.000 seguidores no Instagram, gerando 581.573 euros em receitas.
Logo em seguida, temos o segundo clube da cidade inglesa e campeão da liga, o Manchester City. O clube possui 48 milhões de seguidores, rendendo uma receita de 441.368 euros. O sexto lugar é ocupado pelo Liverpool, com 42,7 milhões de seguidores no Instagram e uma receita anual de 397.093 euros.
O Chelsea aparece logo depois, com 40.800 seguidores e uma receita de 379.106 euros. O primeiro clube da Bundesliga na lista é o Bayern de Munique, com 40.000 seguidores e uma receita de 373.111 euros. A lista é finalizada com as equipes americanas Golden State Warriors e Los Angeles Lakers.
Ter uma base de seguidores sólida no Instagram não só fortalece a imagem e a marca dos clubes, mas também abre portas para oportunidades adicionais de monetização. Com uma base de seguidores fiel, os clubes podem negociar acordos de patrocínio mais lucrativos, vender mais mercadorias e ganhar dinheiro com publicações patrocinadas. Em vista disso, não é surpresa que os clubes estejam investindo pesadamente em estratégias de mídia social para aumentar sua presença online e alcançar um público mais amplo.