O Botafogo vive dias agitados ao final da temporada de 2023, e mesmo afirmando a liderança desde a terceira rodada do Campeonato Brasileiro, tem proporcionado tropeços que podem dificultar a conquista. O alvinegro é o primeiro colocado, acumulando 59 pontos, enquanto o Palmeiras vem em seguida, com 56. Uma reviravolta pode gerar grande decepção nos bastidores.
Além da queda de rendimento no Brasileirão, diminuindo a diferença cada vez mais do segundo colocado, o Botafogo pode acompanhar o desfecho do Fluminense pela Copa Libertadores da América. O Tricolor está na final do torneio continental e enfrentará o Boca Juniors no próximo sábado (4), no Maracanã, em busca de sua primeira taça da competição.
Caso o Fluminense conquiste a taça ao comando de Fernando Diniz, o Botafogo ficará isolado sem a taça, entre os clubes do Rio de Janeiro. Atualmente, a capital carioca acumula quatro título da Copa Libertadores da América, sendo três do Flamengo e um do Vasco. O time Rubro-Negro conquistou a taça em 1981, 2019 e 2022, e o Cruz-maltino em 1998.
Botafogo perde grande oportunidade contra o Palmeiras
Mesmo sem a taça em mãos, o Botafogo atuou em cinco edições da Copa Libertadores, em 1963, 1973, 1996, 2014 e 2017. Nas duas primeiras participações, contou com grandes oportunidades de garantir a conquista, mas acabou eliminado já na semifinal. O Fluminense, no entanto, foi vice-campeão em 2008 quando enfrentou o LDU. Desta vez, o adversário será o Boca Juniors.
Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo contou com a melhor oportunidade de se distanciar do Palmeiras, em um confronto direto. Em casa, o clube alvinegro recebeu a equipe paulista, pela 31ª rodada e vencia por 3 a 0, até o primeiro tempo. Na etapa final, o time alviverde balançou as redes em quatro oportunidades, em uma virada histórica.