A Prefeitura do Rio de Janeiro está considerando abrigar milhares de torcedores do Boca Juniors, que virão ao Rio para a final da Copa Libertadores em 4 de novembro contra o Fluminense no Maracanã, no Terreirão do Samba, localizado ao lado do sambódromo da Sapucaí.
Com a estimativa de mais de 100 mil torcedores argentinos na cidade, a maioria viajará por estrada em ônibus, vans e carros, muitos sem reservar hospedagem. Como solução para reduzir o impacto na cidade, a Prefeitura está analisando a possibilidade de utilizar o Terreirão do Samba, já que possui uma área de acomodação para esses veículos.
O Terreirão do Samba já foi utilizado anteriormente para torcedores argentinos durante a Copa do Mundo de 2014 e fica a menos de quatro quilômetros do Maracanã. A decisão final ainda não foi confirmada, pois a Prefeitura do Rio de Janeiro está finalizando o plano operacional para o evento em colaboração com todas as partes envolvidas.
Além disso, a praia de Copacabana na Zona Sul do Rio de Janeiro abrigará a “Fan Zone” da Conmebol, um espaço interativo para os torcedores promoverem a final da Libertadores. A “Fan Zone” estará aberta de 30 de outubro a 3 de novembro, com diversas atrações, incluindo exposições do troféu da Libertadores, um museu da Glória Eterna com relíquias da competição, mini estádio, prêmios, DJs e gastronomia.
A entrada do evento será gratuita aos torcedores. A iniciativa da “Fan Zone” já foi promovida durante a final da Libertadores de 2022, disputada em Quito, no Equador.