Martelo é batido e Conmebol CONFIRMA árbitro na final da Libertadores

No dia 25 de outubro de 2023, tivemos atualizações significativas para a tão esperada final da Copa Libertadores 2023 entre Boca Juniors e Fluminense, que será disputada no icônico estádio Maracanã. Já foram confirmadas as vestimentas das equipes e, após muita espera, a Conmebol divulgou que o árbitro colombiano, Wilmar Roldán, será o responsável em campo, enquanto o chileno Juan Lara estará à frente do VAR.

Roldán não é estranho para ambas as equipes nesta Libertadores. O colombiano atuou como árbitro de Boca una vez, na partida de ida da semifinal contra o Palmeiras na Bombonera. Para o Fluminense, ele esteve presente duas vezes nesta edição, na primeira fase de grupos contra o Sporting Cristal e na quinta rodada contra o River Plate.

A indicação de Roldán como árbitro para a final da Libertadores não foi ao acaso. O árbitro colombiano tem um histórico considerável com ambas as equipes na competição. Ele dirigiu 13 partidas do Boca na história da Copa Libertadores, das quais resultaram em seis vitórias, quatro empates e três derrotas. Para o Fluminense, foram seis partidas, com três vitórias e três derrotas.

Quem mais fará parte da equipe de arbitragem na final?

Além do árbitro principal Roldán e do encarregado do VAR Lara, a equipe de arbitragem será composta por Alexander Guzmán como assistente 1 e Dionisio Ruiz como assistente 2, ambos colombianos.

O quarto árbitro será Andrés Rojas, e o quinto, Wilmar Navarro, também da Colômbia. No VAR, além de Lara, teremos Angelo Hermosilla, Edson Cisternas e Jhon Ospina. A grande final da Copa Libertadores entre Boca e Fluminense acontecerá no sábado, 4 de novembro de 2023, às 17h (hora da Argentina), no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

Como foi o caminho de Boca e Fluminense até a final?

Em sua caminhada até a final da Libertadores 2023, o Boca Juniors enfrentou equipes como Deportivo Pereira, Colo Colo e Monagas, liderando seu grupo com 13 pontos e uma diferença de gols de +7. O Fluminense, por sua vez, liderou o grupo D, que incluía River, Sporting Cristal e The Strongest, com 10 pontos e uma melhor diferença de gols (+4).

As equipes agora se preparam para a batalha final no Maracanã, onde os fãs de futebol do mundo inteiro assistirão com ansiedade. Com Roldán no comando, a esperança é de uma partida justa e emocionante.