De maneira impressionante, pela primeira vez em 21 anos, a NBA não contará com nenhum jogador brasileiro em um primeiro momento, entre as 30 equipes participantes. A temporada 2023/2024 marcou seu início na última terça-feira (24), em confrontos entre: Denver Nuggets e Los Angeles Lakers; e Golden State Warriors e Phoenix Suns.
A trajetória na NBA começou ainda na temporada de 2002, quando o ex-pivô Nenê Hilário, garantindo sua carreira no Denver Nuggets, representava o Brasil. O último brasileiro marcado na competição, foi o armador Raulzinho, ex-Cleveland Cavaliers e que defende a camisa do Fenerbahçe-TUR. A ausência de um atleta do esporte nacional, certamente gera um sentimento negativo aos fãs.
Mesmo que em um primeiro momento, a NBA não apresenta nenhum brasileiro, há uma expectativa evidente entre os torcedores, sobre o ala-armador Gui Santos. O atleta foi draftado pelo Warriors na temporada de 2022, mas segue trabalhando na liga de desenvolvimento, a G-League, pelo Santa Cruz Warriors. O objetivo é alcançar uma oportunidade no elenco profissional.
Partida marca estreia de ídolo da NBA
A temporada de 2023/24 iniciou a todo vapor para o Denver Nuggets, na NBA, garantindo atuação de destaque, assim como encerrou a etapa anterior. Contando com um triplo-duplo de Nikola Jokic, a equipe conseguiu derrotar o Los Angeles Lakers por 119 a 107, logo na estreia da liga americana de basquete, na última terça-feira (24), na Ball Arena.
Antes do confronto, os atletas do Nuggets compareceram na tradicional cerimônia dos anéis de campeões da NBA, aproveitando para comemorar em mais um momento, a taça conquistada na temporada anterior. Atendendo às expectativas, a partida marcou o retorno de LeBron James, astro de 38 anos, que crava ainda mais seu nome na história da competição.