O Brasileirão segue a todo vapor na temporada, e no último final de semana, as equipes disputaram a 28ª rodada. A etapa ficou registrada com uma média de 34.958 pagantes por partida, ficando atrás apenas dos 38 mil torcedores registrados na 15ª rodada, quando aconteceu o clássico Fla-Flu. Os números são extremamente importantes e se destacam no ano.
O Flamengo é um dos clubes que contribuem significativamente para o aumento da média, especialmente com a lotação do Maracanã. O maior público na temporada, ficou para o duelo entre o Rubro-Negro e Vasco da Gama, justamente na última rodada. No entanto, o final de semana ainda registrou outros grandes públicos, como exemplo, Bahia e Fortaleza, com 43 mil pagantes.
Assim, a média de público do Brasileirão está em 26.451 torcedores por confronto, algo que representa um crescimento de 15% em relação ao recorde do futebol nacional, registrado quarenta anos atrás. Em 1983, o número marcava 22.953 espectadores, completando cerca de quatro mil pessoas a mais na atualidade. A marca é ainda mais impressionante, considerando a “elitização”.
Brasileirão conta com o apoio de sócios torcedores
Aparentemente, o torcedor tem se desdobrado para conseguir acompanhar o time, buscando valores mais justos sobre os ingressos, já que a população não está significativamente mais rica. Assim, o crescimento de público pode envolver principalmente as condições de sócios torcedores, algo que é frequentemente divulgado pelos clubes, e que contribui para a presença nos estádios.
A rodada não parou por aí, e em Minas Gerais, o Atlético-MG recebeu o Cruzeiro, no primeiro clássico da Arena MRV, recebendo cerca de 42 mil torcedores. O resultado não foi nada satisfatório aos donos da casa, que acompanharam uma derrota em 1 a 0, com um gol contra, marcado pelo zagueiro Jemerson. Além disso, em Itaquera, o Corinthians registrou um público de 37 mil.