Mbappé é surpreendido e perde o “trono” no PSG
Mesmo com a saída de astros como Messi e Neymar, o Paris Saint Germain (PSG) consegue manter uma forte presença no cenário mundial, principalmente devido à popularidade de seus jogadores no mercado de camisas. Ao contrário do que muitos poderiam pensar, o atacante internacional Kylian Mbappé não é o principal responsável pelas vendas, apesar de ser figura primordial na equipe francesa.
O comportamento do mercado de merchandising muitas vezes transcende a lógica racional e leva em conta outros fatores estratégicos, fazendo Mbappé não ser o líder de vendas apesar de sua incontestável importância para o time do PSG. O mercado não se atém apenas à França, mas é global.
Abdellah Boulma, respeitado jornalista esportivo francês, relata que Kang In Lee, recém-chegado do Mallorca, superou Kylian Mbappé como o jogador do PSG que mais vende camisetas da equipe presidida por Al-Khelaifi. No entanto, Kang In Lee ainda não superou as vendas realizadas quando Messi era jogador da equipe, as quais ultrapassaram 100 milhões de euros e venderam mais de 830.000 camisetas nas primeiras 24 horas após sua contratação.
Por que Kang In Lee é tão popular?
O ex-jogador do Valencia e Mallorca causou bastante alvoroço em Paris após sua chegada em julho. Logo após seu recrutamento ser oficializado, o PSG abriu uma loja oficial em Seul, onde as filas se estendiam por quilômetros com fãs ansiosos para comprar mercadorias da equipe parisiense. Cerca de 70% das camisetas vendidas na Coréia do Sul são do Kang In Lee, que é um verdadeiro ídolo em seu país, apesar de ser considerado um jogador secundário no PSG.
Sébastien Wasels, CEO do PSG, comentou o impacto que Kang In Lee tem na equipe: “Nos permitirá expandir na Coréia do Sul e em toda a Ásia. Ele é o primeiro grande jogador asiático a jogar no PSG. Obviamente, isso vai nos beneficiar muito na região”. Apesar disso, ele reconhece que Kang In Lee ainda tem bastante a melhorar no aspecto esportivo, visto que só jogou 132 minutos até agora.