Em todo o mundo, inúmeros atletas alcançam a fama e cravam a oportunidade de atuarem em uma grande equipe. Contudo, para ficar marcado verdadeiramente na história, muitos buscam atingir um número especial de gols, o ponto alto do futebol. Ainda na atualidade, a possibilidade de contabilizar mil gols é uma tarefa difícil, meta feita por grandes jogadores brasileiros.
O maior nome do esporte nacional, Pelé, foi um dos responsáveis por atingir a marca de mil gols (1.281), sendo 767 oficiais. Ainda em 2015, o perfil “O Rei do Futebol”, afirma que o milésimo gol de Pelé foi marcado ainda em 1969, no Maracanã, após cravar um pênalti. “No total, o grandioso marcou 1.281 vezes em 1.363 jogos”, dizia a matéria, números que impressionam.
Um dos nomes do tetracampeonato brasileiro na Copa do Mundo, Romário também conseguiu superar a marca de mil gols (1.002), sendo o milésimo marcado diante do Sport, quando atuava em sua quarta passagem pelo Vasco da Gama, em confronto pelo Campeonato Brasileiro. Contudo, em jogos oficiais, são considerados 772 gols, 265 apenas com a camisa da equipe carioca.
Jogadores superam os mil gols em grande destaque
Túlio Maravilha, grande nome da equipe do Botafogo, foi responsável por balançar as redes em 1.001 oportunidades, 578 de maneira oficial. O jogador levantou o título do Campeonato Brasileiro de 1995 com o time, além de ter atuado na Copa América com a Seleção Brasileira na mesma temporada. Em 2014, com a camisa do Araxá, atingiu o milésimo gol, como determina suas próprias contas.
Outros três nomes ainda acumulam uma quantidade superior de gols. Arthur Friedenreich, a primeira grande estrela do futebol brasileiro, ainda a nível amador, garantiu 1.329 gols e 557 oficiais. Josef Bican, dono de 1.813 gols, 805 de maneira oficial, além de Gerd Müller cravando 1.461 gols e 735 tentos oficiais.