O Barcelona iniciou neste ano o plano para reformar o Camp Nou. Nesta quarta-feira (18), a diretoria apresentou para alguns sócios do clube o projeto do novo estádio.
A principal novidade será a construção de uma cobertura, deixando o estádio mais fechado do que antes.
Reforma no Camp Nou
Desde o começo da temporada, o Camp Nou está interditado para reformas, com a demolição de algumas áreas do estádio. O Barcelona informou que o prazo de conclusão é 2026, mas a diretoria quer retornar ao estádio no próximo ano.
De acordo com estimativas do clube, o Camp Nou terá condições de uso a partir de novembro de 2024, mesmo com as obras em andamento. O Barcelona planeja voltar a mandar jogos em seu estádio com 60% da capacidade.
O projeto visa ampliar a capacidade do estádio de 99 mil para 110 mil torcedores. O clube conseguiu um financiamento de 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 8 bilhões) para realizar a reconstrução e fechou acordo com 20 investidores diferentes.
Além do estádio em si, as obras reformaram todo o complexo esportivo da região, que receberá o nome de Espai Barça. Também está previsto a construção de um ginásio para outros esportes, novas sedes administrativas e reurbanização dos arredores.
Enquanto o Camp Nou está interditado, o Barcelona está mandando seus jogos no Estádio Olímpico de Montjuic. A equipe do técnico Xavi volta a campo no próximo domingo (22) para enfrentar o Athletic de Bilbao pela 10ª rodada do campeonato espanhol.