O técnico Fernando Diniz quebrou, na última terça-feira (17) com a derrota por 2 a 0 para o Uruguai, um importante ciclo no comando da Seleção Brasileira. A equipe não era derrotada em um jogo de Eliminatórias há oito anos.
A última vez que isso havia acontecido foi no dia 8 de outubro de 2015, quando o Brasil enfrentou o Chile, em Santiago, e perdeu por 2 a 0. Na época, o técnico da seleção era Dunga. Desde então, foram 37 partidas com 28 vitórias e nove empates.
Com o resultado, o Brasil caiu para o 4º lugar na classificação, com sete pontos, e já vê a Argentina, que venceu o Peru por 2 a 0, abrir cinco pontos de vantagem na liderança
Derrota para o Uruguai quebrou outras marcas
Não foi somente essa questão de invencibilidade quebrada que a Seleção Brasileira sofreu no revés em Montevidéu. Essa foi a segunda derrota do Brasil para o Uruguai nas Eliminatórias. A primeira foi em 2001, na estreia de Felipão, por 1 a 0. Além disso, foi a primeira vez em 40 anos que a Celeste bateu o time canarinho por dois ou mais gols de diferença.
Por fim, essa também foi a primeira derrota de Fernando Diniz no cargo. Anteriormente, ele venceu Bolívia e Peru e empatou com a Venezuela. A próxima data Fifa acontece em novembro e o Brasil terá pela frente a Colômbia, em Barranquilla, e a Argentina, no Maracanã. Será um teste difícil para o treinador, que deve preparar o terreno para Carlo Ancelotti completar o ciclo de Copa.