O Botafogo anunciou a demissão do técnico Bruno Lage na última terça-feira (3). O treinador teve um grande desgaste com o elenco e a diretoria por suas decisões antes da partida contra o Goiás pelo Brasileirão.
Agora, o Glorioso tenta se espelhar no Corinthians de 2005 para superar o atual cenário e conquistar o título do campeonato.
Botafogo no Brasileirão
Desde a adoção do sistema de pontos corridos, em 2003, 14 dos 20 campeões terminaram o Brasileirão com o mesmo treinador. Outros cinco trocaram de técnico uma vez ao longo do campeonato e apenas um teve duas trocas no comando: o Corinthians de 2005.
Naquele ano, o Timão iniciou a competição com o argentino Daniel Passarella no comando, mas ele ficou apenas até a 3ª rodada. O interino Márcio Bittencourt assumiu como técnico e foi efetivado.
Porém, ele foi demitido por os membros da MSI o considerarem muito inexperiente para o cargo. Com isso, Antônio Lopes foi escolhido como novo treinador e conduziu o Corinthians ao título.
O Botafogo deste ano vive uma situação semelhante. A equipe teve que trocar, de maneira forçada, de técnico em junho, já que o então treinador Luís Castro aceitou uma proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita.
Em seguida, Cláudio Caçapa assumiu como interino até a chegada de Bruno Lage. Com a demissão do português, Lúcio Flávio assumirá a equipe de maneira interina. O Botafogo ainda não anunciou se vai buscar outro técnico ou efetivar o interino, mas de qualquer modo a equipe já teve três treinadores neste Brasileirão.
O Glorioso continua líder da competição com 52 pontos, sete a mais que o 2º colocado Red Bull Bragantino. Porém, o time não vence há quatro rodadas.
A equipe entra em campo no próximo domingo (8) para o clássico contra o Fluminense pela 26ª rodada do Brasileirão. O duelo será realizado no Maracanã, às 16h (horário de Brasília).