Segundo informações da imprensa, Jim Ratcliffe, bilionário britânico e dono da OGC Nice, equipa francesa de futebol, planeia mudar a sua estratégia para adquirir o Manchester United. Ratcliffe, que uma vez aspirava a comprar o United, agora planeja entrar como acionista minoritário no clube.
Ratcliffe, fundador da gigante de química industrial INEOS, e também proprietário de outros clubes de futebol como o FC Lausanne-Sport (Clube suíço da segunda divisão), está entre os dois principais candidatos para comprar o lendário Manchester United, sendo o outro postulante é o banqueiro do Qatar, Sheikh Jassim Bin Hamad Al Thani.
Por que Jim Ratcliffe quer se tornar um acionista minoritário?
No entanto, alterando o rumo dos acontecimentos, reportagens indicam que Ratcliffe agora procura obter cerca de 25% de participação no clube. Isto em um esforço para interromper um processo de venda laborioso, no qual ele inicialmente pretendia fazer uma aquisição majoritária.
O clube 20 vezes campeão da Inglaterra tem sido objeto de múltiplas ofertas de aquisição, tanto do Ratcliffe, que é um adepto de longa data, quanto do Sheikh Jassim. Infelizmente, desde que a família Glazer anunciou em novembro que estava disposta a vender o clube, nenhum progresso foi feito sobre uma mudança de propriedade.
Qual será o futuro do Manchester United?
O valor de mercado do United na Bolsa de Valores de Nova York caiu drasticamente no mês passado, após notícias de que os Glazer poderiam, afinal, não vender o clube. Se eles aceitarem esta nova oferta de Ratcliffe, a família americana manterá o controle majoritário do clube que adquiriu em 2005.
Isto apesar da manifesta hostilidade dos fãs que anseiam pela saída deles. Enquanto a novela do United continua, os fãs de futebol em todo o mundo estão observando de perto para ver o que o futuro reserva para este gigante do futebol inglês.