O Fortaleza vem se tornando uma potência no cenário nacional por conta do grande futebol apresentado, mas não é só nos gramados que a equipe vem se destacando. Uma das grandes ações que o Tricolor vem fazendo é o programa Gols Verdes, que foi lançado há um ano atrás e vem desde então promovendo ações de mudança no Meio Ambiente.
A ideia era que, para cada gol marcado em campo, o clube plantaria uma árvore no Centro de Treinamento, contribuindo para questões ambientais no planeta. De lá para cá, o Tricolor do Pici já balançou as redes 130 vezes e plantou 50 mudas no Pici.
O plantio das mudas é feito pelo presidente Marcelo Paz, membros da diretoria executiva, além dos responsáveis pelo FOR ALL (projeto de Sustentabilidade do Fortaleza), Ricardo Júdice e Matheus Fontenelle.
O Gols Verdes está ligado a diversos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, aos quais o Fortaleza está alinhado, como o de Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Combate ao Aquecimento Global (ODS 13) e Preservação da Biodiversidade (ODS 15).
Fortaleza monta planos e se tornará SAF
O Fortaleza está considerando se tornar o próximo clube brasileiro a estabelecer uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). No próximo sábado (23), os sócios proprietários e os sócios torcedores do clube participarão de uma Assembleia Geral Extraordinária para tomar uma decisão a respeito desse assunto.
É importante notar que a situação do Leão do Pici difere daquela de clubes como Vasco, Botafogo e Cruzeiro, por exemplo. O Fortaleza não pretende vender ações e adotar um modelo onde haja um “dono” do clube. A intenção é explorar essa mudança para ampliar suas oportunidades no mercado, especialmente devido ao bom controle das dívidas e ao crescimento das receitas.