Nova sensação da Inglaterra quase DESAPARECEU e agora vai pra grande competição na Europa

Roberto de Zerbi, técnico do Brighton, promete valorizar a árdua trajetória do clube que, após 25 anos de dificuldades e incertezas, irá dar seus primeiros passos na Europa. “Não podemos esquecer de onde viemos e quem éramos”, afirmou De Zerbi, que está há apenas um ano no cargo, mas foi rápido em compreender a essência do clube. “Não podemos perder nosso DNA. Se pensarmos que somos melhores, cometeremos um grande erro”, alertou.

O crescimento do Brighton nos últimos anos é inegável. A equipe que, há 25 anos, estava à beira da extinção e há apenas 15 anos sem um lar, lotando estádios de atletismo diante de milhares de pessoas, se reergueu de maneira memorável.

Lewis Dunk, o atual capitão, fez sua estreia quando o Brighton estava na League One, jogando no estádio temporário Withdean após a saída do terreno de Goldstone e duas duras temporadas no Priestfield Stadium de Gillingham.

Aos poucos, a identidade do clube foi restaurada. Inicialmente por Dick Knight, que liderou a operação de resgate, e depois por Tony Bloom, que consolidou uma nova transformação, com um moderno complexo de treinamento, o estádio Amex e a estreia na Premier League. Agora, a Europa.

Perspectivas para a estreia europeia

Quando perguntado sobre como o presidente se sentiria ao presenciar sua equipe enfrentar os campeões gregos AEK Atenas na próxima quinta-feira e os próximos confrontos do Grupo B contra os ex-campeões europeus Ajax e Marselha, De Zerbi não hesitou em sua resposta: “Ele vai se orgulhar. Mas ele vai querer competir. Assim como os jogadores, os treinadores e os torcedores.”

De Zerbi acredita que o clube se encontra em um processo de evolução e está confiante na participação no torneio. “Não somos ainda uma grande equipe, mas somos bons e acreditamos em nós mesmos. Sabemos que somos Brighton. Conhecemos nosso nível, mas temos a ambição de melhorar a cada jogo e a cada competição.”

Essa é a filosofia do Brighton. Lembrar o passado, mas avançar com confiança – e que confiança após vencer o Manchester United pela quarta vez consecutiva. “Foi uma das melhores performances do meu tempo”, disse De Zerbi sobre a vitória do último sábado por 3 – 1 em Old Trafford.