Osasuna pode ser punido pelos cantos ofensivos da torcida contra Mason Greenwood?

A torcida do Osasuna, clube de futebol espanhol, dirigiu gritos mórbidos ao jogador de futebol Mason Greenwood durante a partida contra o Getafe no último domingo (17). Agora, a Federação Espanhola de Futebol irá decidir nesta quarta-feira se haverá ou não punição ao clube devido ao comportamento dos seus torcedores.

Greenwood, que atualmente joga pelo Getafe, tem passagem marcante pela equipe do Manchester United. Durante seu jogo de estreia no novo clube, alguns torcedores adversários entoaram cantos de “Greenwood morra” enquanto o jogador estava em campo. O caso ganhou repercussão e chegou aos ouvidos da Federação Espanhola.

Esse tipo de comportamento de torcidas não é novidade no futebol espanhol, e já levou a punições anteriormente. Na última temporada, o Valencia recebeu multa de 45 mil euros (aproximadamente 39 mil libras) e foi obrigado a fechar parcialmente um dos setores do seu estádio, o Mestalla, após cantos racistas direcionados ao jogador Vinicius, do Real Madrid.

Qual será a decisão da federação?

A decisão esperada para esta quarta-feira pode impulsionar a discussão sobre a conduta das torcidas e o impacto deste comportamento no esporte, sobretudo prejudicando os atletas envolvidos. Os insultos a Greenwood, no entanto, foram mais surpreendentes dada sua chegada discreta ao futebol espanhol, sem muita atenção midiática.

Greenwood chegou ao Getafe em meio a um clima tenso no futebol espanhol. Pouco tempo após o presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales, renunciar devido a um escândalo envolvendo a jogadora Jenni Hermoso.

Apesar de sua chegada discreta e de críticas devido à contradições no processo de contratação, Greenwood conseguiu manter-se focado em seu novo compromisso. O próximo passo será ver como o jogador será recebido em partidas fora de casa nas próximas semanas. Será interessante acompanhar a reação do público em meio a toda essa situação polêmica.