Endrick vive um verdadeiro dilema no Palmeiras nesta temporada, não conseguindo render o esperado de uma promessa que tão cedo foi vendida ao Real Madrid, sob muita expectativa. Sem muitas chances de atuar no time principal hoje, o jovem tem tido poucos minutos com Abel Ferreira que falou sobre a pressão em cima dos ombros do atacante no momento.
“Há coisas que controlamos e não. E, com ele, aconteceu tudo muito rápido. Caiu um mundo de expectativa em cima de um moleque de 17 anos. E é normal termos momentos de inspiração e não, mas temos que aprender a lidar. Tudo que ele fizer aqui, quando chegar lá no Real Madrid, vai começar do zero”, disse Abel.
A temporada começou sob muitos olhares, não só dos fãs de esporte brasileiro como também dos jornais espanhóis que acompanham a joia do Real Madrid. Com o término de 2022 em alta, o início de 2023 foi muito diferente do esperado, tendo o jovem amargado um jejum de gols, perdendo a titularidade em sequência.
Em abril a situação de Endrick melhorou, saindo da seca que vivia no ano. Além disso, o atacante marcou o primeiro gol da edição do Campeonato Brasileiro. Em maio uma polêmica veio à tona, quando o Palmeiras não o liberou para atuar junto a Seleção Brasileira sub-20, o que deu início a outra seca em junho, julho e agosto.
Em setembro voltou a ter mais chances no time titular com Abel Ferreira e sofreu na partida contra o Corinthians uma entrada violenta de Maycon que poderia ter encerrado a carreira do jovem atacante.