Um dos peruanos que mais se destacaram no futebol brasileiro, Cueva hoje não vive boa fase na carreira e está encostado no Allianza Lima, do Peru, onde tem vínculo de empréstimo até o fim da temporada. O jogador ainda não marcou nos 23 jogos que disputou, dando apenas uma assistência, longe do craque que apareceu no São Paulo.
Essa é a segunda passagem do peruano no Allianza, onde já atuou em 2014 e 2015, sendo destaque e despertando interesse do São Paulo à época. Hoje o atleta pertence ao Al-Fateh e vive uma queda significativa na carreira desde que saiu do Brasil.
O jogador surgiu bem no Universidad San Martín, onde se destacou e rodou por grandes clubes do futebol sul-americano até chegar no São Paulo, onde teve melhor desempenho em sua carreira. Visto como um 10 clássico, o meia chegou a ser convocado por diversas vezes e foi junto com Paolo Guerrero os principais nomes da Seleção na Copa do Mundo de 2018.
Após boa passagem no São Paulo e Seleção, Cueva foi comprado pelo Krasnodar da Rússia, mas não teve bom desempenho e foi emprestado ao Santos em 2019, onde também não jogou bem. Ainda teve passagens pelo Pachuca, do México, Yeni Malatyaspor, do futebol turco, antes de decidir seguir carreira no mundo árabe.
Sem grande destaque, o jogador acabou não sendo mais convocado para a Seleção, principalmente após a troca de treinador, com a saída de Gareca, que era entusiasta de Cueva.
Universidad San Martín
Campeonato Peruano: 2008, 2010
Unión Española
Campeonato Chileno: 2013
São Paulo
Florida Cup: 2017
Seleção Peruana
Copa Kirin: 2011
Prêmios individuais
Seleção da Copa América de 2015
Seleção do Campeonato Paulista: 2017