O renomado clube de futebol inglês, Manchester United, que conta com os talentos dos internacionais portugueses Bruno Fernandes e Diogo Dalot, acaba de anunciar um contrato de patrocínio com a empresa norte-americana Snapdragon. Este patrocínio, caracterizado por valores inéditos na indústria do futebol, simboliza a substituição da TeamViewer, companhia de software alemã que até então aparecia estampada nas camisas dos ‘red devils’.
De acordo com fontes do jornal britânico “Daily Mail”, o contrato vai permitir um rendimento anual estimado em cerca de 70 milhões (R$371 milhões) de euros para o clube baseado em Old Trafford – um montante recorde na esfera do futebol. A substituição do logotipo na camisola do Manchester United ocorrerá a partir da temporada 2024/25.
Este patrocínio marca uma mudança significativa na estratégia de marketing do clube. O acordo estabelece a Snapdragon, uma grande marca tecnológica norte-americana, como o novo patrocinador principal do clube. O Manchester United divulgou em comunicado que “acordou uma colaboração estratégica alargada com a Qualcomm Technologies, Inc, que fará com que a marca Snapdragon seja exibida nas famosas camisolas do clube.”
Qual é a relação já existente entre a Snapdragon e o Manchester United?
Antes deste patrocínio principal, a Qualcomm Technologies, empresa matriz da Snapdragon, já era uma das parceiras globais do Manchester United. Com este novo acordo, a Snapdragon irá solidificar e expandir essa parceria, tornando-se a imagem principal nas camisas de todas as equipes masculinas e femininas do clube.
Do ponto de vista dos fãs, a mudança será mais visível nos equipamentos principal, alternativo e terceiro das equipas masculina e feminina. No entanto, para além do significado visual, esta mudança ilustra também o impulso financeiro que este acordo irá trazer para o clube, possivelmente influenciando a capacidade do Manchester United de atrair e reter talentos, bem como influenciar o seu desempenho dentro e fora do campo no futuro.