Apesar da indefinição do vencedor da Libertadores, a Conmebol dá início hoje à venda de ingressos para a final. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, anunciou que a comercialização dos bilhetes terá início às 15h (horário de Brasília). Mais informações serão divulgadas por meio das redes sociais da Conmebol.
A final da Libertadores está marcada para o dia 4 de novembro, no Maracanã, mas o horário da partida ainda não foi confirmado oficialmente. Após três temporadas, o estádio carioca volta a receber a decisão do principal torneio sul-americano. Na última vez, em janeiro de 2021, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0 na final da Libertadores de 2020.
É garantido que pelo menos um clube brasileiro estará na final. Fluminense e Internacional competem em uma das semifinais, assegurando uma presença nacional. No outro lado da chave, Palmeiras e Boca Juniors disputam a oportunidade de chegar à decisão. Os jogos de volta desta fase estão programados para 4 e 5 de outubro.
Conmebol pode tirar vagas da Bolívia na Libertadores para chamar Messi e mexicanos
Nesta terça-feira (5), o Conselho da Primeira Divisão do Campeonato Boliviano decidiu anular a edição de 2023 da competição por conta de uma suspeita de manipulação de resultados. Todas as partidas do futebol boliviano em 2023 foram invalidadas, incluindo aquelas da Copa Simón Bolívar.
Agora, a Federação Boliviana de Futebol precisará viabilizar uma nova competição, em caráter extraordinário. A entidade local também precisa da aprovação da Conmebol, inclusive para reorganizar a distribuição das vagas rumo à Libertadores e à Copa Sul-Americana em 2024.
“O Conselho Superior da Divisão Profissional, com 14 votos a favor, uma abstenção e dois votos contra, decidiu anular os torneios com gestão em 2023, portanto os campeonatos ficam anulados”, declarou o presidente da federação, Fernando Costa.
Com a anulação do Campeonato Boliviano, surge a possibilidade da Conmebol viabilizar e antecipar a entrada de clubes norte-americanos na competição. De acordo com o jornalista argentino Hugo Balassone, Claudio Tapia, presidente da Federação Argentina de Futebol, convidou o Inter Miami, de Lionel Messi, para participar na Copa Libertadores de 2024. O convite foi um pedido da Conmebol.
No entanto, após a informação ter sido divulgada, não houveram atualizações sobre a possibilidade da inclusão de times mexicanos e estadunidenses na competição. Agora, surge uma brecha para que a ideia seja colocada em prática.