Ao marcar duas vezes contra a Bolívia, o atacante Neymar tornou-se o maior artilheiro da história da seleção brasileira. O jogador de 31 anos possui 79 gols, contra 77 do Rei Pelé.
Porém, apesar de muitos órgãos considerarem Neymar o maior artilheiro, a CBF ainda coloca Pelé no topo da lista.
Artilharia da seleção brasileira
A diferença para definir quem é o maior artilheiro da história da seleção brasileira está no critério para contabilizar os gols. A Fifa considera apenas jogos oficiais, enquanto a CBF computa partidas contra clubes e “combinados”.
Com isso, para a Fifa, Neymar superou Pelé na artilharia do Brasil. Porém, para a CBF, o Rei continua no topo, com 95 gols marcados.
Apesar dessa consideração da CBF, Neymar recebeu uma placa das mãos do presidente Ednaldo Rodrigues sobre o feito de ter superado o número de gols de Pelé pela seleção brasileira em jogos oficiais, deixando clara a diferença.
“A Neymar Jr, maior artilheiro da história da Seleção Brasileira de todos os tempos em jogos contra seleções, o agradecimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com seus gols, você tem levado alegria a milhões de brasileiros e torcedores pelo mundo”, diz a placa
O atacante superou Pelé durante a partida contra a Bolívia, em que marcou dois gols na goleada por cinco a um na estreia do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Confira a lista dos maiores artilheiros da história da seleção (em jogos oficiais):
1º — Neymar (79 gols em 125 jogos)
2º — Pelé (77 gols em 91 jogos)
3º — Ronaldo Fenômeno (62 gols em 98 jogos)
4º — Romário (55 gols em 95 jogos)
5º — Zico (48 gols em 71 jogos)
6º — Bebeto (39 gols em 76 jogos)
7º — Rivaldo (35 gols em 75 jogos)
8º — Jairzinho (33 gols em 81 jogos)
9º — Ronaldinho Gaúcho (33 gols em 97 jogos)
10º — Ademir de Menezes (32 gols em 39 jogos) e Tostão (32 gols em 54 jogos)