A troca de treinadores durante a temporada das equipes brasileiras, se tornou algo comum, e com a saída do técnico Renato Paiva, do Bahia, o Brasileirão soma 16 mudanças em relação ao setor. O número está relacionado com a sequência de 22 rodadas do torneio, completando assim, uma média superior de uma troca a cada duas partidas, na temporada de 2023.
A cultura de mudanças é cada dia mais evidente no futebol brasileiro, e é visto de maneira negativa, muitas vezes como um empecilho para que um treinador aceite treinar um clube no país. Ainda na última rodada, alguns nomes se mostravam ameaçados na posição, no entanto, se salvaram com algum resultado positivo, como empates ou vitória.
Os nomes evidentemente ameaçados no cargo, são: Vanderlei Luxemburgo, no Corinthians, e Jorge Sampaoli, no Flamengo. No caso de Luxa, o treinador permaneceu por mais uma rodada com a camisa da equipe paulista, após um empate no confronto contra um dos maiores rivais, o Palmeiras. No Caso do argentino, se salvou com uma vitória diante do Botafogo.
Treinadores que alternaram no Brasileirão
Deixaram as equipes: Antonio Oliveira e Antonio Carlos Zago (Coritiba), Ceni (São Paulo), Fernando Lázaro e Cuca (Corinthians), Ivo Vieira (Cuiabá), Coudet (Atlético-MG), Turra (Athletico-PR), Odair Hellmann e Turra (Santos), Mauricio Barbieri (Vasco), Luís Castro (Botafogo), Mano (Inter), Mancini (América-MG), Pepa (Cruzeiro) e Renato Paiva (Bahia).
No Campeonato Brasileiro, o Corinthians é dono da 13ª posição, acumulando 26 pontos, ainda entre altos e baixos. Ainda assim, está na semifinal da Copa Sul-Americana, onde enfrentará o Fortaleza, em importante decisão. No caso do Flamengo, a equipe ocupa a quarta posição no Brasileirão, acumulando 39 pontos, e está na final da Copa do Brasil, onde enfrenta o São Paulo.