Nesta segunda-feira (11), o Fluminense foi multado em US$ 15 mil dólares pela Conmebol por conta do estado do gramado do Maracanã no confronto de ida das quartas de final da Libertadores, contra o Olimpia. Além disso, a entidade advertiu o Tricolor das Laranjeiras que, caso o episódio se repita, a punição será maior.
O “assunto” gramado do Maracanã tem sido algo frequente em 2023. O palco carioca recebeu diversas partidas no mês de agosto e precisou ser fechado para reparos. Segundo o manual da Conmebol, “a superfície natural do campo de jogo deve ser de excelente qualidade, que permita alcançar parâmetros seguros de torção, tração, pique e rolagem da bola, entre outros”.
O árbitro da partida entre Flu e Olimpia citou o estado ruim do gramado na súmula. Anteriormente, o Flamengo também já havia sido advertido pela Conmebol por conta do mesmo fato, mas não houve multa na ocasião.
Maracanã terá “novo” dono e Flamengo é avisado
Visando o tratamento do gramado, a CBF irá assumir o Maracanã três dias antes do jogo de ida da final da Copa do Brasil, no dia 14 de setembro. A decisão já havia sido comunicada ao Flamengo e ao São Paulo no dia do sorteio dos mandos de campo. Neste período, a entidade irá impedir jogos e treinos no local.
Além de realizar a manutenção do gramado, a CBF também irá preparar elementos de festa para o estádio. O mesmo será realizado com o Morumbi, onde acontecerá o jogo de volta da decisão. Vale lembrar que, no momento, o estádio já está fechado por conta das reformas no gramado.