Na última sexta-feira (8), a Seleção Brasileira entrou em campo pela primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, derrotando a Bolívia por 5 a 1. A preparação para o Mundial segue a todo vapor, e a CBF pretende proporcionar mais amistosos contra seleções europeias, exatamente pensando na experiência do time. As partidas representavam um desejo do antigo técnico, Tite.
A atuação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022 deixou a desejar, sendo eliminada de maneira precoce, ainda nas quartas de final, para a Croácia. Entre as críticas sobre a preparação para o torneio no Qatar, Tite comentava sobre a falta de amistosos contra os grupos da Europa. Em entrevista ao “Podpah”, o ex-treinador citou a tentativa.
”A gente tentou enfrentar a Inglaterra, que foi vice da Eurocopa. Queríamos fazer um confronto contra o Brasil, que foi vice da Copa América. Não foi possível, não deixaram. Nós tentamos de todas as formas, todos os jeitos. Eu gostaria de enfrentar Inglaterra, Itália e Alemanha. Sim, gostaríamos, como forma de preparação”, comentou Tite.
Seleção Brasileira deseja quebrar tabu na Copa do Mundo
Mesmo com o esforço de Tite sobre os amistosos, a Seleção Brasileira atuou apenas contra Coreia do Sul e Japão. A CBF corre contra o tempo para garantir novos duelos ao time comandado por Fernando Diniz, e já confirmou um amistoso contra a Espanha, na Data Fifa de Março de 2024, no Santiago Bernabéu. Ainda há negociações com as equipes de Portugal e Inglaterra.
O objetivo da CBF é encarar grandes seleções, especialmente as campeãs do mundo, para que o elenco possa se preparar melhor para a Copa do Mundo. Nos últimos cinco torneiros, o Brasil saiu para França (quartas de final), em 2006, Holanda (quartas de final), em 2010, Alemanha (semifinal), em 2014, Bélgica (quartas de final), em 2018, e Croácia (quartas de final), em 2022.