A Copa Libertadores da América de 2023 já caminha para a decisão das quartas de final, e a Conmebol já começa a planejar o torneio do ano seguinte, que sofrerá alterações para a realização da Copa América dos EUA. Pensando nas possibilidades, a competição terá que ser repartida, tendo a final adiada. Possivelmente, deverá coincidir com a reta final do Campeonato Brasileiro.
A Copa América será realizada entre 20 de junho a 14 julho, assim, um período já definido, sem jogos aos clubes que atuam na América do Sul. A Conmebol realiza o calendário para a temporada, pensando nos confrontos definidos para esta competição. Em comparação à temporada de 2023, as três fases iniciais continuarão da mesma maneira, com partidas em fevereiro e março.
A fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2024, no entanto, realizada entre seis jogos, terá início em abril e o encerramento ao final de maio. Assim, certamente, quase todo meio de semana contará com confronto do torneio e da Copa Sul-Americana. Considerando a competição realizada em 2023, a etapa durou três meses, caminhando de abril até junho.
Libertadores já conta com semifinalista brasileiro
Após a realização da Copa América, a Libertadores receberá o sorteio do mata-mata, pensada para o final de julho. As oitavas de final do torneio iniciam em agosto, enquanto em setembro, as equipes disputam as quartas de final. Em outubro, o torneio pretende realizar as semifinais, enquanto a final da competição continental está programada para 30 de novembro.
Em comparação, na atual temporada, a decisão que terá como palco o Estádio Maracanã acontecerá em 4 de novembro. A decisão da Sul-Americana, na temporada seguinte, possivelmente acontecerá uma semana antes, no dia 23 de novembro. Na última terça-feira (29), quem avançou em mais uma etapa da Libertadores foi o Internacional, superando o Bolívar nas quartas.