Vanderlei Luxemburgo, o único treinador brasileiro na história do Real Madrid, teve uma passagem breve pela LaLiga, comandando o time merengue em menos de 50 jogos. Em uma entrevista recente ao podcast Flow Sport Club, o atual treinador do Corinthians explicou como uma discussão com o presidente Florentino Pérez resultou em sua saída do clube espanhol.
“Nós estávamos ganhando do Getafe e o Beckham foi expulso no primeiro tempo. Estávamos ganhando de 1 a 0. Aos 90 minutos, eu tiro o Ronaldo. Com um jogador a menos, é normal fechar. Estava encostando no Barcelona (na tabela), então queria ganhar o jogo. A torcida lá pegou seus lenços e começou a protestar. É o protesto que eles fazem”, disse.
O Real Madrid acabou terminando a partida com a vitória pelo placar mínimo, mas o desempenho da equipe definitivamente não agradou, com a equipe merengue passando um verdadeiro sufoco nos minutos finais do confronto.
“Saí do campo, entrei no túnel, cheguei num espaço que era um hall. O Florentino Pérez desceu da tribuna de honra e me encontrou lá. Ele falou: ‘Mister, o que aconteceu?’. Respondi que não aconteceu nada. ‘Por que você tirou o Ronaldo?’. ‘Pô, presidente, estamos ganhando o jogo.’ E tinha gente para c… no hall”, completou Luxa.
Luxemburgo teria argumentado que “não ligava para torcida”, e sim, com o Barcelona, e por isso queria a vitória a qualquer custo. A resposta de Florentino foi direta: “Não, mas no Real Madrid temos que pensar no jogo e pensar no torcedor. Eles pagam, temos lotação máxima todos os jogos, eles pagam para ver espetáculo”.
Depois, Luxemburgo revelou qual foi a fala que culminou em sua demissão do time merengue. “Presidente, deixe-me falar um negócio para o senhor: não estou gostando muito disso, não. Não pedi ao senhor para vir para cá, você que foi no Brasil me contratar. Não vim para cá por favor, não. Vou fazer o que achar que tiver que fazer”, disparou o treinador, que foi demitido no dia seguinte.