Roberto Mancini não é mais técnico da Seleção da Itália. O profissional, que estava no cargo desde 2018, renunciou ao posto no último domingo (13) conforme um comunicado da Federação Italiana de Futebol.
“Uma página significativa na história da Azzurra, que começou em maio de 2018 e terminou com as finais da Liga das Nações de 2023, chega ao fim“, disse a FIGC.
Vale lembrar que não há muito tempo para a federação ir atrás de um novo técnico. As próximas partidas da seleção tetracampeã do mundo acontecem nos dias 10 e 12 de setembro, diante de Macedônia do Norte e Ucrânia, respectivamente. Ambas são válidas pelas Eliminatórias da Euro 2024.
Altos e baixos marcaram era de Mancini frente a Itália
O profissional chegou em maio de 2018 ao comando da Azzurra, que não havia conseguido a classificação para a Copa do Mundo daquele ano. Apesar de um início promissor, com o título da Eurocopa em 2021, o técnico falhou novamente em conseguir recolocar a seleção no principal torneio do futebol mundial, que aconteceu no ano passado, no Catar.
Por fim, sua última competição foi Nations League, onde conseguiu um terceiro lugar após vencer a Holanda por 3 a 2. Na semifinal, a equipe perdeu para a Espanha por 2 a 1.
A Itália está em terceiro lugar do grupo C das Eliminatórias da Eurocopa 2024 com três pontos em dois jogos. A chave tem a Inglaterra, líder com 12 pontos em quatro jogos, e a Ucrânia, na vice-liderança com duas vitórias em dois duelos.