O Flamengo pode ficar sem mandar jogos no Maracanã antes da final da Libertadores. O palco da decisão de 2023 pode ser reservado pela Conmebol de 20 a 30 dias antes do confronto.
Com isso, o Flamengo pode ter que mandar jogos pelo Brasileirão em outro estádio.
Conmebol e Maracanã
O plano da Conmebol é fazer com que o estádio fique fechado por até 30 dias antes da final da Libertadores. O objetivo é realizar tratamento no gramado a fim de melhorar as condições do campo para o jogo.
A decisão está marcada para o dia 11 de novembro. Desse modo e de acordo com o calendário da CBF, o Flamengo não poderá utilizar o estádio entre as rodadas 26 e 31 do Brasileirão.
Diante desse cenário, o Rubro-Negro terá que mandar as partidas contra Red Bul Bragantino (30ª rodada) e Santos (31ª) em outro estádio. Há também uma partida contra o Vasco em que o Flamengo é mandante, mas já foi feito um acordo e o jogo será disputado em Brasília.
Entretanto, o fechamento do Maracanã não vai interferir na campanha do clube na Libertadores. Caso o Flamengo avance para a semifinal, a equipe poderá mandar seus jogos no Maracanã. A data dos confrontos de ida e volta da semifinal está marcada para as semanas dos dias 26 de setembro e 3 de outubro — este é o prazo limite até o fechamento do estádio pela Conmebol.
Essa será a segunda vez que o Maracanã recebe uma final da Libertadores. A primeira foi em 2020 com a final entre Palmeiras e Santos, que terminou em título do alviverde.