Neste sábado (29), a Seleção Brasileira Feminina enfrenta a França pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Com Marta entre as selecionadas para o confronto, a equipe treinada por Pia Sundhage busca se isolar na liderança do grupo após uma ótima estreia contra o Panamá, vencendo por 4 a 0.
Na atual edição do Mundial, a Amarelinha busca conquistar o título da Copa pela primeira vez em sua história. O momento em que a Seleção chegou mais perto de levantar a Taça foi em 2007, em edição realizada na China. Apesar da derrota para a Alemanha na finalíssima, o jogo das semifinais, contra os Estados Unidos, ficou marcado na história.
Com uma vitória por 4 a 0, a Seleção Brasileira humilhou as Americanas, favoritos naquele Mundial. O confronto ficou marcado por um gol fenomenal de Marta, que foi eternizado pela narração do saudoso Luciano do Valle. Confira:
Marta foi tantas vezes melhor do mundo que é ruim de contar
Convocada para a Copa do Mundo na Austrália e Nova Zelândia, Marta não vence o prêmio de melhor jogadora do mundo desde 2018. No entanto, a craque da Amarelinha segue sendo a maior vencedora da premiação com certa folga.
Aos 37 anos, a meia-atacante do Orlando Pride já venceu o prêmio da FIFA em seis oportunidades: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Segundo colocada, a alemã Birgit Prinz possui apenas três prêmios de melhor jogadora do mundo.
Marta se recuperou recentemente de uma lesão no joelho esquerdo, sofrida em março de 2022. Com a convocação realizada por Pia Sundhage, a meia-atacante irá disputar sua 6ª Copa do Mundo na carreira. Com a Seleção Brasileira, Marta irá estrear no torneio no dia 24 de julho.