O bilionário britânico Joe Lewis, proprietário do Tottenham, foi preso nos Estados Unidos nesta quarta-feira (26). O magnata de 86 anos se rendeu às autoridades em Manhattan, na cidade de Nova Iorque.
Ele é acusado de tráfico de informações privilegiadas para funcionários e companheiras durante muitos anos.
Dono do Tottenham preso
De acordo com informações do jornal americano Trading View, as informações foram utilizadas pelos funcionários e companheiras para lucrar milhões de dólares na bolsa de valores. Lewis utilizou sua abertura no conselho e na administração de várias empresas para conseguir as informações.
Segundo o promotor do caso, Damian Williams, o esquema foi classificado como “corrupção corporativa clássica”. A intenção do bilionário em fornecer informações privilegiadas era presentear amigos e funcionários para que eles pudessem ganhar um “dinheiro extra” na bolsa de valores.
Lewis deve comparecer ao tribunal ainda hoje para dar seguimento no processo de acusação. A pena para esse tipo de crime pode chegar até 12 anos ou o pagamento de uma porcentagem relativa ao patrimônio do réu.
O proprietário do Tottenham é uma das pessoas mais ricas do Reino Unido, com uma fortuna avaliada em cerca de seis bilhões de dólares (R$ 28,5 bilhões). O bilionário desembolsou 32 milhões de dólares no ano 200 para comprar 29,4% das ações dos Spurs.
Ele é a principal figura quando o assunto é a administração do clube. Atualmente, o Tottenham está avaliado em 1,17 bilhão de euros (cerca de R$ 4,45 bilhões).