O zagueiro Eduardo Bauermann fechou acordo com o Alanyaspor, da Turquia, nesta quarta-feira (28). O clube turco aguarda a rescisão de contrato do jogador com o Santos.
Bauermann foi suspenso por 12 jogos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por envolvimento no esquema de manipulação de resultados.
Bauermann na Europa
A proposta do Alanyaspor foi entregue ao Peixe há algumas semanas, mas o assunto era tratado com cautela. Bauermann estava sendo investigado pela “Operação Penalidade Máxima”.
Apesar de já ter cumprido cinco jogos da punição, a diretoria do Santos avalia que não será possível reintegrar o atleta ao elenco. O clube também não vê a possibilidade de negociar o zagueiro no futuro.
Por isso, aceitou vender o jogador sem receber nenhum valor pela transferência. O Peixe vai receber uma quantia caso Bauermann seja vendido no futuro.
A rescisão do contrato deve acontecer nos próximos dias. O jogador ainda segue sob investigação da Justiça comum, mas os advogados de defesa pediram a nulidade do processo por ele estar sendo conduzido pelo Ministério Público de Goiás.
Bauermann foi condenado pelo STJD pelo envolvimento em esquemas de manipulação de resultados em partidas da série A do campeonato brasileiro em 2022. O zagueiro recebeu R$ 50 mil reais para tomar um cartão amarelo na partida entre Santos e Avaí, mas não cumpriu e teve que receber um cartão vermelho na partida seguinte — o que só aconteceu ao final da partida e não fez parte do esquema.
Após não cumprir o acordo, ele precisou devolver os R$ 50 mil e reaver o prejuízo que os apostadores tiveram. As investigações da “Operação Penalidade Máxima” continuam.