Você lembra como era o futebol em 1998, ano em que o filme Titanic, de James Cameron, foi lançado? Copa do Mundo, título brasileiro na Libertadores e bicampeonato corinthiano no Brasileirão foram alguns dos principais acontecimentos no ano em que o ganhador do Oscar foi à cartaz nos cinemas de todo o planeta.
A edição daquela Copa do Mundo foi realizada na França, e ficou marcada de maneira extremamente negativa para o Brasil. A seleção comandada por Zagallo enfrentou o país-sede na finalíssima, e foi derrotada por 3 a 0, em confronto marcado pela convulsão de Ronaldo Fenômeno.
Ainda em 1998, o clube carioca Vasco da Gama foi o grande campeão da Libertadores da América. O Vasco derrotou o Barcelona, do Equador, nas duas partidas da final. Em São Januário, Rio de Janeiro, ganhou por 2 a 0. no Estádio Isidro Romero, em Guayaquil, foi por 2 a 1.
Já no Campeonato Brasileiro, o Corinthians treinado por Vanderlei Luxemburgo e recheado de craques como Gamarra, Edílson, Vampeta e Marcelinho Carioca, foi campeão após uma disputa de três partidas com o Cruzeiro na finalíssima.
Nas cinco principais ligas europeias, os campeões foram: Arsenal (Premier League), Lens (Ligue 1), Barcelona (La Liga), Juventus (Serie A) e Kaiserslautern (Bundesliga). Quem levantou o troféu da Champions League foi o Real Madrid, que também venceu o Mundial de Clubes em partida contra o Vasco.
Entenda o motivo do Titanic ter voltado à tona
O submarino desaparecido que desceu às profundezas do Oceano Atlântico para visitar os destroços do Titanic no último domingo (18) tem sido um dos principais assuntos nos últimos dias. Cinco pessoas embarcaram na aventura de conhecer um dos mais icônicos navios da história.
Na quinta-feira (22) foram encontrados destroços do submarino Titan. Equipes de busca confirmaram que o veículo sofreu uma implosão, e que os tripulantes difícilmente sobreviveram.