Em um momento decisivo na final da Copa do Mundo de 2022 no Qatar, o goleiro da Argentina, Dibu Martínez, brilhou, salvando sua equipe nos minutos finais da partida. Kolo Muani teve uma chance de ouro pelo lado francês, mas a atuação de Martínez evitou o gol francês e fez história.
Dibu Martínez foi eleito o melhor goleiro do torneio e com a final ainda viva na memória de muitos, Muani e Dibu não deixam de relembrar e analisar o lance que definiu o campeonato.
As lembranças de Kolo Muani
O atacante francês recordou a defesa milagrosa em entrevista ao Football Club. Nele, Muani refletiu sobre sua tentativa de gol: “Quando você tem a bola, diz a si mesmo que é a terceira estrela, que poderia libertar todo um povo, toda uma nação. Depois você vê os vídeos, vê Kylian à esquerda e diz a si mesmo que poderia tê-la deslocado… mas na hora tudo acontece muito rápido. A bola desce, é ‘um, dois’ e chuto”.
Ele completou, alegando que o fracasso o tornou mais forte: “Não quero dizer que sempre estou triste e que sempre vou chorar. Não, é uma força. Falhei, mas se sucumbir a esse destino, já não existirás (…) então me levanto e digo a mim mesmo que da próxima vez vou acertar no fundo”.
A perspectiva de Dibu Martínez
O goleiro argentino falou em março sobre o momento icônico em entrevista à TyC Sports. Dibu Martínez descreveu a jogada: “Foi uma jogada rápida, suja também. Quando a bola chega em Muani, ele fica um pouco na diagonal. Eu pensei, ‘vou fechar devagar’. Não me apressei, porque senão ele me dará um toque por cima. Tive que deixar um ângulo para que sua última visão seja o primeiro poste. Depois apostei na minha mão e no meu pé, rezando ‘por favor me acerte'”.
O arqueiro argentino continuou: “Eu queria que ele me acertasse na cara, eu não me importava onde. Eu só queria que ele me acertasse. Então eu não me viro, fecho os olhos e fico todo tenso e digo ‘por favor me acerte, é a única coisa que eu peço’. Estou tão tenso e tão duro que rebato a bola para frente”.
Legado da final da Copa do Mundo
Dibu Martínez não só se tornou herói nacional da Argentina, como também foi consagrado o melhor goleiro do mundial de 2022. Com dedicação e talento, a memória desta final ficará para sempre na história do futebol mundial. Para Kolo Muani e Dibu Martínez, esse lance icônico jamais será esquecido.