Após oito anos na Justiça, Ronaldinho Gaúcho pôs fim a um processo contra um sósia seu. O ídolo do Barcelona moveu uma ação contra José Oliveira por usar seu nome e imagem nas eleições de 2014. A informação é do “UOL Esporte”.
O entendimento de Ronaldinho para mover a ação foi que o homem se disfarçava com suas características e roupas similares para confundir os eleitores. Com isso, muitas pessoas poderiam achar que o sósia era de fato o ex-jogador, o que causaria danos morais e materiais, já que a imagem de R10 é ligada a marcas comerciais.
Dessa forma, o antigo atleta processou o sósia pedindo que ele fosse condenado por danos morais e também pagasse as despesas com advogado, além de deixar de usar roupas parecidas com as que Ronaldinho usava.
José Oliveira concorreu a deputado federal no estado de Minas Gerais e utilizava o nome Ronaldinho. Ele também usava roupas parecidas e a sua aparência similar para ganhar votos.
A Justiça do Rio Grande do Sul chegou a dar um parecer favorável para o ex-jogador, mas jamais encontrou o sósia para intimá-lo. José Oliveira não foi encontrado em nenhum dos endereços e nem através do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e da Receita Federal foi possível encontra-lo.
A quantidade de tentativas sem sucesso levou Ronaldinho Gaúcho a abandonar o processo, que acabou arquivado, após a Justiça do RS aceitar o pedido.
O ídolo do Barça chegou a ser procurado pela imprensa, mas optou por não se manifestar sobre o assunto.