O Comitê de Apelação da RFEF reduziu de cinco para três jogos o fechamento parcial de Mestalla e diminuiu a multa para 27.000 euros, em comparação aos 45.000 euros da primeira decisão da Competição. No entanto, a arquibancada de animação Mario Alberto Kempes continuará fechada no domingo, no crucial jogo da LaLiga contra o Espanyol, com a permanência em jogo.
A Apelação rejeitou o pedido cautelar do Valencia. Os serviços jurídicos do clube já têm a documentação pronta para recorrer ao TAD (Tribunal Administrativo do Esporte) e explorar todas as vias legais para obter a suspensão cautelar. As recordações do TAD não são boas. O tribunal indeferiu o recurso apresentado por José Luis Gayà contra a resolução do Comitê de Apelação da RFEF, em 13 de junho de 2022, que confirmou a sanção de quatro jogos da Competição.
O clube sempre criticou duramente a decisão da Competição, por considerá-la injusta e desproporcional. Por isso, eles irão até o fim. O Diretor Corporativo e porta-voz do clube, Javier Solís, já anunciou em Mallorca a intenção de levar isso até o fim. “Vamos nos aprofundar porque somos totalmente contra o racismo, mas da mesma forma não é justo essa acusação direta a toda uma torcida que sempre se comportou de maneira exemplar e não merece esse rótulo”, afirmou.
O que o Valencia já tem claro é que não poderá realocar os torcedores jovens da arquibancada de animação. O artigo 57 do Regulamento da RFEF proíbe isso em sua seção de ‘Fechamento do recinto esportivo’. “Nesse sentido, o clube sancionado com o fechamento parcial de uma área devidamente delimitada e determinada não poderá, em hipótese alguma, realocar os espectadores que ocupam regularmente essa área. Caso contrário, a transgressão desse requisito poderá ser entendida como uma violação das sanções impostas, podendo-se aplicar as medidas estabelecidas no artigo 64 do presente texto normativo”.
De acordo com o Artigo 64 do regulamento da RFEF, “aqueles que violarem as sanções impostas ou as medidas cautelares que sejam executórias, serão punidos com multa de 3.006 a 30.051 euros e com uma ou várias das seguintes sanções: perda da partida nos termos descritos no artigo 59 do presente código disciplinar, dedução de três pontos na classificação, rebaixamento de divisão, realização de partidas em campo neutro ou fechamento total ou parcial do recinto esportivo de quatro jogos a uma temporada”.
O ritmo de vendas de ingressos para o jogo de domingo contra o Espanyol está sendo espetacular. A torcida não quer deixar o time sozinho na última partida da temporada. Até agora, já foram vendidos mais de 10.000 ingressos, o que pode resultar na melhor presença da temporada, dependendo da arquibancada de animação, superando os jogos contra Barcelona e Real Madrid.