É tempo de mudanças no Barcelona. Após a aposentadoria de Gerard Piqué e o anúncio de Busquets alguns dias atrás de que não renovará contrato, agora é Jordi Alba quem comunica, segundo informações obtidas pelo MARCA, que deixará o Barça em junho. Ele tinha mais um ano de contrato, mas o lateral esquerdo põe fim à sua bem-sucedida e longa passagem como culé.
Jordi Alba, que tem um evento em seu campus nesta tarde, tornará público nos próximos minutos que está deixando o Barcelona. Ele mudou de opinião nos últimos dias, pois até algumas semanas atrás mostrava-se firme em cumprir seu contrato, que termina em junho de 2024.
Agora, decidiu encerrar sua trajetória no Camp Nou. O vestiário culé perde um grande peso-pesado e um de seus líderes. O catalão é considerado por muitos como um dos melhores laterais esquerdos da história do Barcelona e que passou pela La Liga.
O veterano defensor perdeu protagonismo este ano na equipe catalã, uma vez que Xavi tem optado por Alejandro Balde na lateral esquerda na maioria dos jogos. Alba, que acumulou minutos em 29 partidas, chegou à conclusão de que chegou o momento de dar uma reviravolta em sua carreira e participar de novos projetos.
Ele deixa o Barça após disputar 458 partidas, marcar 27 gols e dar incríveis 99 assistências. Sua excelente conexão com Messi, seu grande amigo, proporcionou grandes tardes de glória e diversão para os torcedores do Barcelona e do futebol em geral. Aos 34 anos, Alba retornou ao Barcelona no verão de 2012, vindo do Valencia, e desde então tem sido uma peça fundamental na defesa culé.
Mas agora, após analisar sua nova situação, ele concluiu que sua era chegou ao fim e comunicou isso aos executivos do clube catalão e a Xavi. O técnico de Terrassa compreende sua decisão, assim como a de Busquets de não renovar contrato.
Títulos de Jordi Alba com o Barcelona O jogador de L’Hospitalet está de saída após uma brilhante carreira como azulgrana. O veterano defensor conquistou: seis Ligas, uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, cinco Copas do Rei, uma Supercopa da Europa e quatro Supercopas da Espanha. São 18 títulos. Ele exibe um invejável currículo.
Alba, que também foi campeão da Eurocopa com a seleção espanhola em 2012, se despedirá, portanto, após 11 temporadas, neste domingo das arquibancadas culés no confronto contra o Mallorca. Será a despedida de Busquets e dele. O Barça encerra definitivamente uma era.