Árbitro volta atrás e altera súmula da partida em que Vinicius Jr foi vítima de racismo

A controvérsia voltou a envolver a LaLiga após Vinícius Júnior denunciar novos supostos insultos racistas durante a partida entre Real Madrid e Valência, no estádio Mestalla. O árbitro chegou a interromper o jogo e, ao final, o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, foi muito crítico em relação ao ocorrido.

Muitos colegas de profissão, clubes e torcedores saíram em defesa e apoio ao jogador brasileiro. No entanto, de acordo com a imprensa espanhola, o primeiro relatório do árbitro não fazia menção aos supostos insultos recebidos pelo jogador no estádio, o que gerou ainda mais críticas. Posteriormente, de acordo com o “Chiringuito”, De Burgos Bengoetxea corrigiu o relatório para abordar o incidente.

“No minuto 73, um espectador se dirigiu a Vinícius Jr. gritando ‘mono, mono’ [‘macaco, macaco’], o que desencadeou o protocolo de racismo, levando o delegado de campo a emitir o aviso correspondente pelo sistema de som. A partida foi interrompida até que o aviso fosse feito”, pode-se ler na correção do relatório.