Vinicius, sem dúvida, não jogará mais nenhum jogo nesta temporada da Liga. O jogador do Real Madrid foi expulso por dar um tapa em Hugo Duro nos minutos finais da partida contra o Valencia. A ação ocorreu como resultado de sua tentativa de se livrar de um agarrão no pescoço do adversário.
A suspensão deve ser de cerca de três jogos, o mesmo número de rodadas que faltam na Primeira Divisão. Não há indícios de que a punição será mais severa, já que o árbitro não fez nenhum gesto de aplausos ou referente à possível queda para a Segunda Divisão da torcida do Valencia.
De acordo com o relato de De Burgos Bengoetxea no jogo Valencia-Real Madrid, o motivo da expulsão de Vinicius foi por “atingir o rosto de um adversário com o braço quando a bola não estava em jogo, em um confronto massivo entre jogadores de ambas as equipes. O jogador adversário não precisou de atendimento médico”. Um incidente que o Comitê de Competição irá analisar para aplicar uma punição maior do que apenas um jogo.
Na descrição do árbitro, há um detalhe que pode fazer com que a punição seja menor do que o esperado para o brasileiro. O árbitro basco apenas fala em “atingir” e não em “agressão”. Duas palavras que têm punições muito diferentes.
Quando um árbitro se refere ao primeiro termo, geralmente é aplicado o artigo 130.2 do Código Disciplinar. Esse artigo descreve uma ação violenta na qual não há consequências danosas ou lesivas para o adversário e, se ocorrer fora do jogo, sem a possibilidade de disputar a bola ou durante uma pausa no jogo, será punido com uma suspensão de dois a três jogos.
Se De Burgos Bengoetxea tivesse descrito a ação como agressão, uma punição muito mais severa seria pressuposta. De acordo com o artigo 103 da mesma norma, “agredir outro jogador, sem causar lesão, sendo o elemento intencional um fator determinante necessário nesta infração, considerando-se que a ação ocorre quando o jogo está parado ou a uma distância que torne impossível intervir na partida, será punido com uma suspensão de quatro a doze jogos”.
Tudo indica que a punição para Vinicius será de três jogos, a mesma que Isaac Carcelén recebeu há alguns meses, após atingir um adversário durante a confusão final do jogo Cádiz-Getafe. No entanto, antes disso, o Comitê de Competição analisará as imagens e considerará as alegações do Real Madrid na tentativa de obter uma punição mais branda.