Depois de 25 anos, o futebol italiano pode colocar duas equipes simultaneamente em duas decisões europeias. Na Champions League, o país já tem um representante confirmado na final; isso porque Internazionale e Milan uma das semifinais da competição. O time nerazzuri venceu o rossonero por 2 a 0 no jogo de ida. A decisão da vaga será na próxima terça-feira (16).
Na Europa League, também existem representantes italianos vivos nas semifinais. A Roma, de José Mourinho, superou por 1 a 0 o Bayer Leverkusen, em casa, e joga por um empate na Alemanha para conseguir a classificação. Na outra semifinal, a Juventus empatou por 1 a 1 com o Sevilla, em Turim.
Já na Conference League, a única esperança é a Fiorentina, que precisará reverter uma derrota de 2 a 1 para o Basel, fora de casa. Assim como os clubes da Europa League, a Viola jogará a partida de volta no dia 18, quinta-feira.
A última vez que duas equipes italianas estiveram simultaneamente em duas decisões europeias foi em 1998. Na ocasião, a Juventus enfrentou o Real Madrid na final da Champions, que terminou com êxito merengue por 1 a 0, enquanto a Inter bateu a Lazio, por 3 a 0, com uma memorável atuação de Ronaldo Fenômeno, na final da Copa da Uefa, nome antigo da Liga Europa.
Desde então, apesar dos títulos da Champions de Milan e Inter, do Parma na Liga Europa e da Roma na primeira edição da Conference League, em 2022, nunca mais houve chance de troféu em mais de uma frente.